Reflexões

sexta-feira, 4 de março de 2011

O CRISTÃO E O CARNAVAL


A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres.
O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres.
“Carne” (gr. sarx) é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal (Rm 8.6-8,13; Gl 5.17,21). Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de Deus (5.21). Por isso, essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra espiritual contínua, que o crente trava através do poder do Espírito Santo (Rm 8.4-14; ver Gl 5.17).
"Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus." (Romanos 8: 7-8)
Uma vez que, estando no poder da carne, as obras dessa são manifestas. "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia," (Gálatas 5 : 19)
E é isso que presenciamos em toda essa folia uma manifestação publica de todo tipo de desejo carnal e imoralidade, Deus jamais será conivente com esse tipo de festa, pensamos no rastro de destruição que fica depois desse período de manifestação carnal, pois tudo fica ao alcance de todos, drogas, sexo ilícito, descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante. Causando todo tipo de acidente, uma gravidez indesejável, que gera um aborto,
E sem conta com a propagação da DST. Sinceramente, não, carnaval definitivamente não combina com o cristão que vive cheio do espírito santo.por que? Isso é simples de responder, "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele."  (Romanos 8 : 9)

E para o cristão compromissado com Deus, deixamos de lado toda essa manifestação e impulsos carnais  e vamos viver cheios do Espírito santo.
"E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;"  (Efésios 5 : 18)
                                   Abraço a todos, e que Deus continue abençoando!!!!

                                                          

2 comentários:

  1. As maiores desgraças que o homem colhe provém de uma única semente: a semente do pecado.
    Plantemos no Espírito para sermos mais realizados.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão Ismael e parabéns pelo teu blog. Excelente mensagem...

    Penso que no carnaval o Brasil se torna em alguns lugares filiais do inferno, e, tudo patrocinado pelo governo. Até quando?

    Att.,
    http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

    Profº Francisco Netto

    ResponderExcluir